terça-feira, 29 de maio de 2012

Clara Haddad na EB23 de Vila Nova de Tazem

                                 
 Clara Haddad nasceu na cidade de São Paulo-Brasil.
É atriz e contadora de histórias profissional e tem realizado apresentações em vários países, tais como: Brasil, Portugal, Espanha, Bélgica, França, Peru, México e Venezuela. Possui espetáculos para todos os tipos de públicos (crianças, jovens e adultos) e, em algumas ocasiões, a sua narração é acompanhada por música ao vivo. Com senso de humor, leveza e magia Clara conta histórias que ouviu e aprendeu na infância com a avó libanesa e outras, que foi conhecendo através do seu trabalho de pesquisa e viagens pelo mundo. Há 11 anos que se dedica a este ofício e o seu repertório é composto por relatos tradicionais árabes, brasileiros, portugueses e africanos. Radicada em Portugal desde 2005, dinamiza workshops e formações na arte de contar histórias, dança e teatro.

Com frequência, Clara convida outros profissionais da área, conhecidos internacionalmente, para partilhar experiências com o público português, realizando, com periodicidade, oficinas, espetáculos e encontros.

É programadora da "Sexta dos Contos" , noite de contos para adultos, no café-bar Tertúlia Castelense, na Maia, há 4 anos e do projeto Domingos de Contos nas Caves Taylor´s.

Durante três anos integrou a equipa do serviço educativo do Hospital Pedro Hispano onde, dinamizou semanalmente, sessões que uniam meditação, visualização criativa e contos (projecto educativo hospitalar que recebeu o prémio de Acreditação 2007).

Desenvolve um trabalho pioneiro em Portugal de «Storytelling empresarial» visando ajudar empresas e organizações que têm um problema com a comunicação e a criatividade na sua equipa. Acompanha individualmente, empresários, consultores, políticos, atores e todos aqueles que na sua vida profissional necessitem falar perante grandes audiências ou queiram desenvolver um projeto nas áreas da mediação, da leitura ou organizacional.

É a diretora e produtora do Encontro Internacional de Narração Oral “ UM PORTO DE CONTOS” que teve a sua primeira edição em maio de 2011. É a Autora do conto ”A Montanha Encantada” que faz parte da coletânea reunida no livro " Histórias de quem conta histórias" o livro escolhido para representar o Brasil, na feira internacional do livro infantil em Bolonha-Itália, como um dos melhores lançamentos infanto-juvenis de 2010.


Fundou a «Escola de Narração Oral», um projeto pioneiro em Portugal.

terça-feira, 22 de maio de 2012


OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA

No dia 17 de maio, a equipa da Biblioteca realizou mais uma oficina de escrita criativa para os alunos do curso CEF, em parceria com os docentes de Educação Especial, visando a sensibilização à produção de textos escritos em acrósticos com a obrigatoriedade de respeitar o tema “feira medieval”.
         O objetivo principal foi a diversificação de estratégias facilitadoras, visando a estimulação da escrita, com recurso a música ambiente, reguladora dos necessários diálogos entre pares e respeitando as regras implementadas na Biblioteca escolar, a valorização da cultura específica da época e a interajuda entre diferentes alunos com aprendizagens e capacidades distintas.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Momento do conto - 3ºPeríodo


div style="visibility:visible;width:460px;margin:auto;">

Bibliopaper para os alunos do 4ºano

           No dia 15 de maio de 2012, após a realização da Prova de Aferição de Matemática, os alunos do 4ºano da EB2,3 de Vila Nova de Tazem participaram num Bibliopaper, na Biblioteca.
Esta atividade consistiu na realização de uma prova que foi elaborada para os alunos do 4ºano conhecerem melhor o espaço e o funcionamento desta biblioteca. Os alunos realizaram esta atividade, com empenho e com grande entusiasmo.
No final, receberam uns “mimos” (chocolate e balões de moldar),  que muito lhes agradou.
Dinamizaram esta atividade a professora bibliotecária e os alunos do Instituto de Gouveia que se encontram a estagiar na biblioteca desta escola.


quinta-feira, 10 de maio de 2012

9 de maio - Dia da Europa



       Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

       Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

      Atualmente o dia 9 de maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.

                                                               INFORMAÇÃO    A partir do mês de Dezembro 2023, todas as publicações da BE-Bi...