segunda-feira, 27 de maio de 2013

Feira Medieval


             No dia 24 de maio do corrente, por volta das 15h00, realizou-se mais uma animada e calorosa FEIRA MEDIEVAL, na escola de Vila Nova de Tazem, do AE de Gouveia.
             Estiveram presentes elementos de toda a comunidade educativa: alunos, professores, funcionários, encarregados de educação e pessoas das localidades circunvizinhas, que deram muito colorido à feira, vestidos nos seus trajes medievais. Procurou-se recrear, não só o espaço, como também as figuras representativas das três classes sociais da época.
            Nas habituais tendinhas estava exposta uma colorida variedade de produtos – quer agrícolas, quer artesanais, quer ainda confecionados pelos nossos alunos, professores, pais, familiares e auxiliares da ação educativa. Não faltaram algumas iguarias que deliciaram os presentes – desde caldo verde, a feijoada, também havia papas de carolos,  bifanas e tiras na brasa, entre outros … uns suminhos, uns branquinhos fresquinhos e… matavam a sede dum lindo dia de sol e calor.
           Por volta das dezassete horas, iniciou-se o habitual desfile onde animados seguiam frades, saltimbancos, damas, senhores nobres, sacerdotes, mulheres e homens do povo, entre outros. Foi ao som do grupo “Bombo juvenil”, onde o tambor era o instrumento de eleição, que todo o cortejo percorreu a rua principal até à igreja. Aí, no adro, os saltimbancos exibiram uma pequena atuação, merecendo os aplausos dos presentes.
           Finalmente, regressou-se com o mesmo entusiasmo, procurando espalhar alegria e despertar o olhar sorridente da assistência.
           Depois de gastas umas energias, mais uns comes e bebes aconchegaram os estômagos já vazios.



           E assim se passou uma já habitual Feira Medieval que proporcionou um momento de lazer e convívio muito agradável ,  permitindo aos presentes “um faz de conta”,  numa outra pele.

Sem comentários:

Enviar um comentário

                                                               INFORMAÇÃO    A partir do mês de Dezembro 2023, todas as publicações da BE-Bi...